Interpretação ISO 45001:2019 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

18-09-2021 (início)
16 horas

 Interpretação ISO 45001:2019 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no  Trabalho

Pretendo inscrever-me

Destinatários

Gestores do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.

Quadros médios, superiores e outros profissionais responsáveis pela implementação e auditorias a Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.

Enquadramento

Atualmente a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) desempenha um papel importante nas organizações. Ao abrigo da Legislação é definido o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, sendo um direito fundamental dos trabalhadores e uma obrigação legal dos empregadores.

No entanto, a SST está muito para além de uma questão legal, é também a forma correta de atuação, bem como o modo inteligente de abordagem dos aspetos laborais. Entre os deveres do empregador pode referir-se um ambiente de trabalho seguro e saudável, em que os riscos para a saúde e segurança estejam controlados e minimizados ao máximo, de modo a prevenir lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho e melhorar continuamente o seu desempenho da SST.

Atualmente as empresas, com a necessidade de se tornarem mais rentáveis e sustentáveis, com a crescente globalização e internacionalização, numa perspetiva de se tornarem mais competitivas e eficientes em relação aos seus concorrentes, têm apostado no desenvolvimento de sistemas de gestão que vão ao encontro das necessidades e preocupações dos trabalhadores e das restantes partes interessadas.

Com a ISO 45001, além de melhorar a segurança e diminuir acidentes, uma empresa consegue que os seus processos de trabalho sejam mais interessantes e produtivos, tanto para empregadores como para empregados e assim gerar valor.

Principais benefícios da implementação da ISO 45001:

Pré-requisitos

Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:

Objetivos gerais

No final do curso, os participantes ficarão aptos a:

Duração

16 horas

Programa

  1. Principais benefícios da norma e o seu foco;
  2. Requisitos e ciclo PDCA;
  3. Termos e definições;
  4. Analise dos Requisitos da Norma NP EN ISO 45001:2019:
    • Contexto da organização; Liderança; Planeamento; Suporte; Operacionalização; Avaliação do desempenho; Melhoria.

Formadora

Formadora

Ana Catarina Gomes Santos

Sou mestre em Eng. Química pela Universidade de Aveiro, tendo seguido o percurso profissional nas áreas da Melhoria Continua, Projetos, Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho. A melhoria contínua é uma filosofia que procuro sempre implementar e inspirar em todos os ambientes em que trabalhei. A minha forma de trabalhar envolve toda a equipa de bom humor, o que torna todos os trabalhos agradáveis e fluidos. Tenho boas habilidades de resolução de problemas, gestão e liderança de equipa. Sou empreendedora de uma empresa ligada ao setor de produtos naturais e biológicos.

VOLTAR Pretendo inscrever-me

Conferência LEAN TODAY

A Conferência LEAN TODAY é um espaço de debate onde se quer conhecer e discutir o que correu bem e o que correu mal, o que se aprendeu com isso, como se resolveu o problema/situação e como se avançou. Ninguém melhor que quem anda no terreno para falar na primeira pessoa e contar a sua experiência num processo de implementação lean.

Academia LEAN TODAY

Disponibilizando Cursos e Formações que permitirão às empresas e particulares melhorar a sua competitividade e consolidar competências, a Academia LEAN TODAY pretende dotar profissionais e equipas em metodologias e ferramentas de excelência operacional para que estes conduzam as suas organizações na implementação de melhoria contínua.

Contactos

LEAN TODAY

geralmascara@leantoday.pt