Lean nos Serviços (Lean Office)

25-09-2021 (início)
12 horas

Lean nos Serviços (Lean Office)

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Destinatários

Responsáveis de produção. Gestores de processo. Chefes de equipa. Técnicos. Directores. Administradores.

Público em geral.

Enquadramento

As funções administrativas podem representar até 80% do custo de fazer negócios. A ideia de um escritório optimizado é relativamente nova, mas a implementação da metodologia lean nos serviços e no escritório pode torná-lo mais eficiente e produtivo. Ser lean implica dispor de uma visão estratégica e de um esforço continuado, a fim de alcançar um novo estado, caracterizado por desperdício mínimo e máximo valor para o cliente e para as partes interessadas na organização. O potencial num serviço e/ou num escritório é muito superior, em percentagem, ao alcançável num ambiente de produção industrial. O Lean Office é a aplicação dos princípios Lean à administração do negócio. Muitas empresas falham nos seus projectos por se focarem somente na produção. É fulcral estender a melhoria contínua para o escritório. Afinal esse é o posto de comando de toda a operação!

Pré-requisitos

Para participar neste curso, deve cumprir os seguintes requisitos de participação:

Objetivos gerais

Dotar os participantes dos conhecimentos fundamentais do lean (nomeadamente a compreensão das vantagens, principais ferramentas, práticas e métodos de sua implementação) e a sua aplicação aos serviços;

Apreender conceitos de minimização do tempo de espera e esforço do cliente e fornecer-lhe exactamente o que pretende e quando o pretende.

Ao fim deste curso, os participantes serão capazes de:

Duração

12 horas (em versão online; em blocos de 3h [1h30m+pausa+1h30m])

Programa

  1. Enquadramento histórico – o que é lean;
    • Princípios e método;
    • Ferramentas e caminhos;
    • Dinâmicas;
  2. O que é Lean Office?
    • Relevância do Lean nos serviços;
    • Processo produtivo versus administrativo: quais as diferenças?
  3. Especificar valor nos serviços;
    • Identificação de desperdícios nos serviços e no escritório;
    • Eliminação de desperdícios nos serviços e no escritório;
  4. Benefícios da aplicação do Lean Office;
  5. Análise do fluxo de valor do serviço;
    • Como fazer os serviços fluírem – eliminar os contra-fluxos:
    • Fornecimento de serviços com valor adicionado em JIT – “just in time”;
  6. Implementação do Lean Office em 4 etapas (uma proposta):
    • Identificar valor no processo e no escritório;
    • Aumentar o valor agregado nos processos;
    • Padronizar o novo fluxo de valor alcançado;
    • Estimular o ciclo de melhoria contínua;
  7. A perfeição nos serviços e a importância dos KPI – como medir o desempenho em serviços;
  8. Os desafios do lean nos serviços e no escritório;
  9. Exemplo de aplicação do lean nos serviços e no escritório.

Formador

Ricardo Ferreiras de Mascarenhas

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Conferência LEAN TODAY

A Conferência LEAN TODAY é um espaço de debate onde se quer conhecer e discutir o que correu bem e o que correu mal, o que se aprendeu com isso, como se resolveu o problema/situação e como se avançou. Ninguém melhor que quem anda no terreno para falar na primeira pessoa e contar a sua experiência num processo de implementação lean.

Academia LEAN TODAY

Disponibilizando Cursos e Formações que permitirão às empresas e particulares melhorar a sua competitividade e consolidar competências, a Academia LEAN TODAY pretende dotar profissionais e equipas em metodologias e ferramentas de excelência operacional para que estes conduzam as suas organizações na implementação de melhoria contínua.

Contactos

LEAN TODAY

geralmascara@leantoday.pt