Metodologia para a resolução sistemática de problemas

25-09-2021 (início)
7 horas

Metodologia para a resolução sistemática de problemas

Pretendo inscrever-me

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades técnicas e de gestão dos setores produtivos, da qualidade e da engenharia do processo, do planeamento e logística, comercial e áreas de serviços que pretendam aprofundar os conhecimentos de resolução sistemática de problemas.

Enquadramento

Originalmente desenvolvida pela Ford Motor Company, a metodologia 8D é uma abordagem estruturada para a análise e resolução de problemas complexos, habitualmente designadas como não conformidades, podendo ser de carater internas (dentro da organização) ou externas (detetadas no cliente ou no fornecedor).

No essencial visa a melhoria contínua de um produto ou de um processo, e é estruturada em oito passos a serem percorridos por uma equipa multifuncional.

Deste modo, o método 8D vai mais longe, dando lugar a uma análise sistematizada e estruturada com detalhe das causas dessas não conformidades e, à seleção de ações corretivas eficazes, que, no limite, sejam aplicáveis a produtos ou processos similares.

A metodologia 8D é uma ferramenta de enorme potencial para a consolidação de uma cultura de melhoria contínua e que reforça a confiança interna e externa contribuindo decisivamente para a fidelização dos clientes.

Esta técnica é fundamental para a melhoria contínua e, por isso, é exigido pela grande maioria dos construtores automóveis mas, também, cada vez mais generalizado a quase todos os sectores industriais e até de serviços.

Pré-requisitos

Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:

Objetivos gerais

No final deste curso os formandos deverão estar aptos a trabalhar a metodologia estruturada 8D para a identificação e resolução de problemas na sua organização.

Duração

7 horas

Programa

  1. Descrição do método e relação com o PDCA;
  2. As 8 etapas de resolução do problema:
    • Formação da Equipa;
    • Descrição do Problema – método 5W2H;
    • Definição e verificação de causas raiz –Diagrama Ishikawa ou Espinha de Peixe;
    • Implementação de ações de contenção;
    • Definição de ações corretivas permanentes;
    • Verificação da eficácia;
    • Prevenção da recorrência;
    • Feedback à equipa.
  3. Aplicação caso prático

Formadora

Formadora

Ana Catarina Gomes Santos

Sou mestre em Eng. Química pela Universidade de Aveiro, tendo seguido o percurso profissional nas áreas da Melhoria Continua, Projetos, Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho. A melhoria contínua é uma filosofia que procuro sempre implementar e inspirar em todos os ambientes em que trabalhei. A minha forma de trabalhar envolve toda a equipa de bom humor, o que torna todos os trabalhos agradáveis e fluidos. Tenho boas habilidades de resolução de problemas, gestão e liderança de equipa. Sou empreendedora de uma empresa ligada ao setor de produtos naturais e biológicos.

VOLTAR Pretendo inscrever-me

Conferência LEAN TODAY

A Conferência LEAN TODAY é um espaço de debate onde se quer conhecer e discutir o que correu bem e o que correu mal, o que se aprendeu com isso, como se resolveu o problema/situação e como se avançou. Ninguém melhor que quem anda no terreno para falar na primeira pessoa e contar a sua experiência num processo de implementação lean.

Academia LEAN TODAY

Disponibilizando Cursos e Formações que permitirão às empresas e particulares melhorar a sua competitividade e consolidar competências, a Academia LEAN TODAY pretende dotar profissionais e equipas em metodologias e ferramentas de excelência operacional para que estes conduzam as suas organizações na implementação de melhoria contínua.

Contactos

LEAN TODAY

geralmascara@leantoday.pt