Diogo Móia | Lean Today

Diogo Móia

Diogo Móia, é um Lean Six-Sigma Black Belt com um MBA em Teoria das Restrições que aplica desde 2015 as metodologias Lean, Six-Sigma e TOC, tendo já liderado projetos em vários ambientes industriais e serviços, dentro e fora de Portugal e formado mais de 30 Green-Belts.

Trabalhou no Centro de Apoio ao Cliente da Mercedes-Benz em Maasctricht, Holanda como Lean Consultant. Uma das suas responsabilidades foi liderar um projeto com o objetivo de reduzir em 90% o número de clientes em espera durante 12 meses. A equipa era composta pelo chefe do departamento (120 pessoas no total), 5 chefes de equipa diretos e 6 operadores, utilizando para o efeito a metodologia PDCA. Apesar do objetivo não ter sido atingido na sua totalidade, todos os intervenientes concordaram que a redução verificada de 60% foi uma grande mais valia. Não só houve esta redução como também criou uma nova posição no organograma das operações, o Lean Expert. Este elemento ficou com a responsabilidade, não só de garantir que os responsáveis implementavam as ações de melhoria, mas também que as reuniões semanais/metodologia estavam a ser cumpridas.

Partilhará connosco o que correu bem, o que correu mal, e principalmente quais foram as lições aprendidas para ele e para a equipa!


Diogo Móia